Quer promover o seu país, o seu produto ou o seu serviço?
Podemos ajudá-lo a atrair operadores turísticos, bloggers, jornalistas, fotógrafos e influenciadores para a sua região, empresa ou atividade!
Invista nos nossos FAM/PRESS TRIPS!
FAQ
1. O que é um FAM trip?
Uma FAM trip significa "familiarization trip" (viagem de familiarização) e é um incentivo para estar no sector das viagens. As FAM trip são viagens educativas exclusivas para agentes de viagens, pessoal dos meios de comunicação social e retalhistas. Estas viagens de familiarização proporcionadas por empresas de viagens, tais como operadores turísticos, fornecedores de alojamento, regiões turísticas, municípios e outros, permitem-lhes experimentar os seus serviços e destinos em primeira mão.
As FAM trip são uma oportunidade para familiarizar os agentes e o pessoal dos meios de comunicação social com o destino e mergulhá-los na cultura local, apresentá-los aos operadores locais e destacar os benefícios que a empresa oferece, essencialmente levando-os aos bastidores. Por exemplo, podem ter a oportunidade de conhecer um chef famoso a quem gostariam de recomendar aos seus clientes.
2. Quem participa numa FAM trip?
As pessoas que habitualmente participam nestas viagens são agentes de viagens, fornecedores e parceiros dos meios de comunicação social, como jornalistas, editores, influenciadores e operadores turísticos. Estas pessoas são necessárias para o sucesso de inúmeras empresas do sector das viagens e, enquanto fornecedor e operador de viagens, vai procurar construir uma relação de trabalho a longo prazo com elas. O objetivo é seguir os principais influenciadores do sector e convidar pessoas que sejam relevantes para o sucesso do seu sector. Estes convites podem atrair um agente de viagens com quem tenha trabalhado no passado e com o qual queira melhorar a sua relação ou apresentar novas ofertas, ou um potencial novo cliente que tenha entrado recentemente no seu radar e que o possa ajudar a conseguir novos negócios.
3. Quem paga uma FAM trip?
Embora as FAM trips estejam sempre a mudar, a evoluir e a variar consoante a empresa, os operadores turísticos, as linhas de cruzeiro e os hotéis interessados em mostrar os seus pontos de interesse fornecem frequentemente tudo para estas viagens. As FAM trip são, na sua maioria, eventos totalmente patrocinados apenas por convite, a não ser que tenham uma parceria com uma empresa de aluguer de automóveis ou uma companhia aérea. Os patrocínios são habituais porque o anfitrião fornece dinheiro ou produtos em troca da sua visita.
4. Quais são as vantagens de uma FAM trip para agentes de viagens e pessoal dos meios de comunicação social?
As viagens de familiarização ou FAM trips, oferecem inúmeras vantagens aos participantes. A principal vantagem das FAM trips é o facto de permitirem que os agentes de viagens e outros fornecedores do sector das viagens obtenham a experiência ideal em primeira mão. Este envolvimento permite-lhes compreender melhor os muitos benefícios que os diferentes tipos de excursões de viagem oferecem aos seus clientes. Como resultado, podem fornecer melhores serviços e férias perfeitas aos seus clientes com base nos seus desejos e necessidades, e informar efetivamente os seus clientes sobre o que podem esperar. Além disso, o pessoal dos meios de comunicação social, os redatores e editores de viagens e os fotógrafos podem ganhar experiência em primeira mão que pode ajudar a fornecer melhores conteúdos, detalhes e fotografias para as suas futuras publicações. Estas viagens oferecem aos jornalistas a oportunidade de desenvolverem histórias personalizadas que poderão querer desenvolver mais tarde. Por exemplo, a viagem pode apresentá-los a um chefe que tenha uma história de vida fascinante ou uma receita para partilhar.
Uma outra vantagem é que os convidados das FAM trips podem expandir a sua rede profissional, estabelecendo ligações com outros agentes de viagens, fornecedores e pessoal dos meios de comunicação social; a maioria das FAM trips envolve tempo de inatividade para relaxar com outros profissionais. Este horário permite-lhes estabelecer contactos com especialistas do sector e trocar histórias sobre o que funcionou nos seus negócios. Ao desenvolverem relações duradouras com operadores de viagens e fornecedores, também conseguirão melhores negócios para si próprios e para os seus futuros clientes.
5. Quais são as vantagens de uma FAM trip aos anfitriões?
Organizar uma "familiarization trip" é uma ferramenta de marketing valiosa. Como anfitrião de uma viagem de familiarização, uma das vantagens é que pode gerar novos contactos e negócios para a sua empresa. Ao permitir que estes profissionais adquiram experiência em primeira mão com os seus produtos, eles compreenderão melhor e partilharão as vantagens das suas ofertas de viagens com os seus clientes. No que diz respeito aos benefícios de receber pessoas dos meios de comunicação social, está a melhorar a cobertura mediática; os escritores de viagens e os fotógrafos participam nestas viagens para fotografar as suas ofertas e compor conteúdos. Se conseguir impressionar e inspirar os seus convidados durante uma FAM trip, então deverá conseguir gerar críticas e recomendações de primeira classe para a sua empresa de viagens. Por exemplo, convide um editor-chefe para uma FAM trip ao seu destino de preferência. O editor-chefe beneficia de uma viagem personalizada com uma perspetiva de luxo e publica mais de 20 páginas completas de material sobre o destino e inclui-o na capa. Os clientes ficarão muito gratos por estes resultados e os benefícios destes resultados valerão mais de cinco vezes o custo total da FAM trip!
6. O que deve ter em mente ao planear uma FAM trip?
Depois de falarmos com alguns dos nossos funcionários sobre as histórias de sucesso das FAM trip dos seus clientes, reunimos algumas coisas que achamos que deve ter em conta ao planear a sua FAM trip:
Deve pesquisar e planear a viagem e o itinerário durante a fase de planeamento da FAM trip, de acordo com os perfis das suas pessoas de media e agentes de viagens. Veja os seus posts anteriores e crie atividades que eles considerem envolventes, experiências artesanais com vários "wow factors" que possam partilhar nos seus posts. Lembre-se de que cabe ao seu hóspede decidir o que será publicado; nem tudo o que ele experimentar será incorporado.
Forneça itinerários completos e informações sobre a viagem o mais cedo possível no processo de planeamento; isto permitirá que os convidados da sua viagem FAM levantem quaisquer preocupações ou questões com antecedência e permite-lhe personalizar muito bem a sua estadia.
Ao elaborar um itinerário detalhado para os seus convidados, deve também ter em atenção o tempo que estes passam na viagem; deve oferecer um bom equilíbrio entre atividades, eventos educativos e tempo livre para relaxar e respirar.
Por último, elabore um plano de emergência; tenha em mente que nem tudo correrá como planeado. Seria mais seguro preparar-se para tudo, desde o cancelamento de um convidado à última hora até ao cancelamento de voos, emergências ou confinamentos. Ás vezes, é melhor planear em excesso.
Pergunte-nos como podemos ajudar!
Cada itinerário é elaborado de acordo com a sua missão, os seus objetivos e o seu orçamento.